Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Avenida Bandeirantes, 3900
Ribeirão Preto, SP. 14040-900
labpotusp@gmail.com

Tel: (16) 3315-4687

Fax: (16) 3315-4835

Sobre

Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conheça um pouco da nossa história
Quem somos

Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo, sob responsabilidade das docentes Profa. Dra. Thaís Zerbini e Profa. Dra. Marina Greghi. Atualmente é composto por 6 estagiários, 4 alunos de iniciação científica, 11 alunos de mestrado e 2 alunos de doutorado.

 

O LabPOT tem como objetivo favorecer a produção de conhecimentos em relação à Psicologia Organizacional e do Trabalho, suporte para as atividades de pesquisa, e articulação entre a pesquisa e as aplicações do conhecimento. Busca a integração de suas investigações com o ensino na graduação, fortalecendo a atuação nas áreas profissionais de psicologia, organizacional e do trabalho, e na pós-graduação, na formação de mestrandos e doutorandos para realizarem pesquisas nestas mesmas áreas, com organizações públicas e privadas, e empresa de consultoria júnior, fundada e mantida por estudantes.

 

As investigações desenvolvidas estão agrupadas em três linhas de pesquisa:

- Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E);

- Comportamento Organizacional e Inovação;

-Mudanças nas relações de trabalho e contexto organizacional.

A produção acadêmica e científica inclui relatórios de iniciação científica, dissertações, teses, relatórios de pesquisa, artigos científicos, livros e capítulos de livros, textos de divulgação técnico-científica, palestras, apresentação de trabalhos em congressos e simpósios científicos, assessorias e consultorias científicas.

 

Atualmente, os membros do LabPOT são:

 

    Docentes responsáveis:

Profa. Dra. Thaís Zerbini

Profa. Dra. Marina Greghi Sticca

Doutora (2007) e Mestre (2003) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2. Professora Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Editora Chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Suas publicações recentes tratam de medidas e avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, com destaque às variáveis procedimentos instrucionais, variáveis contextuais, desempenho do tutor, estratégias de aprendizagem, evasão, transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho.

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Administração (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos na área de Trabalho, Tecnologia e Organização. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP)- Departamento de Psicologia-na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, com ênfase em ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, carga mental de trabalho, e organização do trabalho; e em Administração, nos subsistemas de recursos humanos.

Alunos de Doutorado:

Andresa Cristina B. de Souza

Elienay Eiko Umekawa

Raíssa Bárbara Nunes Moraes

Alunos de Mestrado:

Carolyne Vitorazzi

Ester Sunni Lim

Fernanda F. de Lima Vidal

Flavia Helen M. da Silva

Francisco Cavalheiro

Luana Paula de Oliveira

Marina Mandarini

Priscila Cristina B. Fidelis

Priscila Miquelino da Silva

Alunos de Iniciação Científica:

Ana Júlia Basílio

Jéssica Ribeiro Freire

Felipe Oliveira Moreno

Isabella Martins Moraes Miranda

 

Estagiários:

Leonardo Ricieri Mantoani
Amanda Martins Alves
Bianca Oliveira de Macedo
Luíza Almeida Amoroso
Marina Piran
Stéphanie Andrade Silva

 

Egressos

Mestrado

Cláudio Gaspar de Mello

Elienay Eiko Umekawa

Felipe Pereira Sabino

Lara Barros Martins

Raíssa Bárbara Nunes Moraes

Doutorado

Lara Barros Martins

Vanessa Monteiro Cesnik van der Geest 

Iniciação Científica

Amanda Martins Alves

Bárbara Mazinini Pimentel.

Camila Spadotto Balarin

Daniel Bravo Rodrigues

Eçauna Bemi

Flávia Martins Beduschi

Gabriel Silva Ferreira

Isabella Martins Moraes Miranda Grisi

Karina Jakovac Dias

Laís Sette Galinari

Rafaela Campeão do Amaral

Renata Moda

Roberta Lorico Pallota