Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Avenida Bandeirantes, 3900
Ribeirão Preto, SP. 14040-900
labpotusp@gmail.com

Tel: (16) 3315-4687

Fax: (16) 3315-4835

Disciplinas

 

DISCIPLINAS OFERECIDAS

Conheça aqui as discplinas oferecidas pelas docentes do LabPOT.

Graduação

 

  • Psicologia Organizacional e do Trabalho I – obrigatória

A disciplina tem como propósito informar o aluno sobre os principais campos de atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Objetiva fornecer conhecimentos que auxiliem o aluno a explicar e predizer o comportamento humano nas organizações e ambientes de trabalho bem como descrever as formas predominantes e as tendências inovadoras relativas à atuação e pesquisa na área

 

  • Psicologia Organizacional e do Trabalho II – obrigatória

A disciplina tem como propósito preparar o aluno nos aspectos práticos relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho ao fornecer conhecimentos para a construção de instrumentos de intervenção com destaque ao subsistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas (TD&E).

 

  • Tópicos Especiais em Psicologia do Trabalho – optativa

A disciplina tem como propósito preparar o aluno para discutir discutir a configuração do trabalho e as organizações atuais como objetos de estudo e como áreas de atuação da psicologia, abordando a atividade humana e as diversas concepções sobre as organizações e seu funcionamento. Além disso, será capaz de identificar e discutir os problemas que se apresentam no mundo do trabalho contemporâneo e de refletir criticamente sobre a atuação da psicologia em relação aos objetos trabalho e organizações, a partir da leitura da psicologia social.

 

  • Gestão de Carreira I – optativa

A disciplina situa-se na interface entre a psicologia do trabalho e a orientação profissional. Apresenta as principais concepções sobre carreira, modelos e questões contemporâneas na gestão e administração da carreira articulado com o projeto de vida.

 

  • Gestão de Carreira II – optativa

Nesta disciplina os alunos terão consolidados os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à Gestão de Carreira I, na realização de estágio supervisionado com a finalidade de realizar intervenções em grupos populacionais como: (1) estudantes universitários; e (2) pessoas em reorientação de carreira a serem atendidos no Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA).

Pós-Graduação

 

  • Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas

Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de discutir as principais contribuições, limitações e tendências teóricas e empíricas relativas ao estudo dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) em contextos organizacionais e de trabalho. 

 

  • Planejamento de Pesquisa

Espera-se que ao final da disciplina o aluno seja capaz de aplicar e interpretar as etapas que compõem o desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como de elaboração de um trabalho científico. 

 

  • Psicologia do Trabalho: Temas, Pesquisas e Intervenções

Apresenta temas, pesquisas e intervenções atuais na área de Psicologia do Trabalho, para que o aluno identifique as principais contribuições, limitações e tendências teóricas e empíricas relativas à Psicologia do Trabalho em contextos organizacionais e de trabalho, de forma a contribuir com o desenvolvimento e condução de sua pesquisa